468x60

Sobre o Blog!

CONTEÚDO DO BLOG

O blog tem como principal foco assuntos relacionados à Índia/subcontinente indiano e Oriente Médio,   terras com tantos contrastes e cores, de tantas sabedorias e riquezas culturais, com seus defeitos e virtudes, que há muito chamaram minha atenção, me convidando a tentar entender e compartilhar um pouco desses mundos.

Desde menina gostava de conversar e aprender sempre um pouco mais sobre Antropologia, Filosofia, História, Literatura Mundial e Culturas orientais, em especial. Qualquer sugestão ou dica será sempre bem-vinda.

P.S: Este é um espaço modesto e transparente, feito para compartilhar coisas que gosto e que tenho vontade de mostrar, sem objetivos sensacionalistas ou dotados de preconceito, muito menos de alienação.

TÍTULO DO BLOG

O motivo do título My Maharani:

Maharani, etmologicamente, significa "grande rainha" (great queen). A palavra é formada pelos termos mahānt "grande" e RANI "rainha". Era como chamavam a esposa de um Maharaja (marajá), ou em algumas regiões do subcontinente indiano, esta denominação Maharani também era dada às mulheres que viviam sobre suas próprias regras. 

A palavra Marajá deriva do antigo sânscrito Maharaja a qual compõe-se de dois termos: mahānt "grande" (ou "máximo") e rājan "rei". Portanto, Maharaja seria um Rei superior. Sua composição latina pode ter como referência, para seus termos, respectivamente, magnum e rēgem. A designação mais comum para o termo marajá se refere ao reis que governaram uma vasta e considerável região da Índia e, sendo assim, a partir dos contatos comerciais que se deram nos respectivos períodos, tanto quanto para títulos de nobreza ou de referência política, popularizou-se o termo entre comerciantes ou em anais de navegação mercante Portuguesa da época.

Quando eu era criança amava um filme que todos devem conhecer, chamado "A Little Princess", onde a menininha protagonista levava sempre com ela a frase que ouvira quando vivia na Índia com seu pai. Maya, era o nome de sua babá indiana, que sempre dizia-lhe o seguinte: "Todas as mulheres são princesas. É o nosso direito." Eu também acredito nisso. Em um mundo que ainda oprime o feminino, temos que lembrar do nosso real valor. E esse valor não está somente em uma emancipação, como também na total liberdade de ser mulher, sem estar presa ao molde de objeto. A mulher, acima de tudo, deve ser Rainha de si mesma. "Toda mulher é uma Maharani". 

Eu sou de todas as cores, sou furta-cor, sou desse Universo.

Obrigada pela visita, seja bem-vindo(a) e espero que aprecie o blog ;)

P.S: Melhor se visualizado no Mozilla Firefox ou Google Chrome.
Para compartilhar algo, clique no título do post e os botões de compartilhamento ficarão disponíveis.

Popular Posts

Related Posts with Thumbnails