468x60

Happy Navratra!

sábado, 19 de setembro de 2009
Começa hoje (19/09/09) o início dos 9 dias de festa para a Maha Devi (Deusa Mãe) , a Shakti ( consorte de Shiva e considerada como o poder feminino, aquela que dá movimento ao mundo). A Deusa é representada nesse festival por uma de suas formas mais importantes e fortes, a Deusa Durga:
São 9 dias porque são festejadas as 9 formas que Shakti integra. São elas:

  1. Sarasvati (Deusa da Sabedoria, ligada ao Gayatri Mantra). Ela é a companheira de Brahma, o Deva responsável pela criação do universo. Juntamente com:
  2. Lakshmi (Deusa da prosperidade) e
  3. Parvati (Aspecto de Mãe), formam a trindade de Deusas (Tridevi).
  4. Gayatri representa um tipo especial de métrica utilizada nos Vedas. Muitos hinos dos Vedas utilizam essa métrica, mas há um hino em especial que é chamado Gayatri Mantra. A deusa Gayatri é uma forma de Sarasvati, associada aos Vedas, uma representação feminina de Brahma. Ela costuma ser representada sentada sobre um lótus vermelho, com cinco cabeças.
  5. Radha é a principal companheira de Krishna. Embora seja apresentada como uma divindade benigna, Parvati também tem aspectos terríveis, como Durga, Kali, Chandi. Ela também tem dez aspectos complementares, as Mahavidyas. Suas formas benevolentes são Mahagauri, Shailputri e Lalita.
  6. Durga, que significa "a invencível" ou "a inatingível". Ela é uma forma da Shakti invocada para superar situações de dificuldade e sofrimento. É uma forma guerreira de Parvati. É representada com dez braços, e seu veículo é um tigre ou um leão.
  7. Kali, também conhecida como Kalika, é uma Devi associada à morte e à destruição. Seu nome significa "a Negra", mas também está associado à palavra Tempo (Kala), podendo ser interpretada como o Poder do Tempo.
  8. Chamunda é o nome de uma forma terrível da Grande Deusa, sendo uma das sete Deusas Mães e uma das principais Yoginis (um grupo de deusas do Tantra, que acompanham Durga). O nome Chamunda é uma combinação dos nomes dos demônios Chanda e Munda, que ela destruiu numa batalha.
  9. Lalita, "Aquela que Brinca", é o nome de uma forma benigna de Parvati. Ela é também chamada de Tripura Sundari, Shodashi e Rajarajeshvari.
(fonte: www.yogadevi.org )
Saiba quem é Shakti no Hinduísmo:
No pensamento indiano existem muitos seres divinos (Devas), masculinos e femininos; e um Ser Absoluto (neutro), que é Brahman. Todas as divindades, como Brahma, Vishnu e Shiva, são manifestações de Brahman, não são independentes dele. Brahman está além da compreensão conceitual e racional, mas é descrito como tendo a essência da existência (Sat), da consciência (Cit) e da completude ou não-dualidade, que se manifesta como uma felicidade plena (Ananda). Em algum momento da mitologia indiana, os Devas (masculinos) pedem ajuda a Grande Deusa, para que ela vença um poderoso demônio. Então ela se transforma em sua forma mais poderosa, a DURGA ou KALI, vencendo todos os demônios. Segundo uma das tradições indianas (no Tantra), existe uma Deusa (Devi) que está acima de todos os Deuses. Ela é chamada de Maha Devi (a Grande Deusa), ou Shakti (a Poderosa). Sua característica principal, como o seu próprio nome diz, é o Poder. Ela é ativa, dinâmica, é considerada como a energia que move todo o universo (inclusive os Devas). Em comparação com ela, os Devas são inertes, inativos, passivos. Nessa visão, temos um conceito exatamente oposto ao que se desenvolveu no ocidente (e em outros lugares, como a China), segundo o qual a energia ou atividade seria uma característica masculina e a receptividade ou passividade seria uma característica feminina. Shakti, o poder feminino, está presente, de acordo com o Tantra, em todas as coisas e todos os seres do universo – mas de forma muito mais forte e significativa nas mulheres. Da mesma forma, Shiva, seu complemento masculino, está presente também em todos os seres, mas especialmente nos homens. Fonte: wikipédia e gradyoga.com :
O início da primavera e início do Outono são duas junções muito importantes de influência climática e solar. Estes dois períodos são tidos como oportunidades sagradas para a adoração da Mãe Divina. As datas do festival são determinados de acordo com o calendário lunar. Este ano o Navaratri inicia-se a 19/09/2009 e termina no dia 28/09/2009.
Neste período oferecem-se cerimónias à Mãe Cósmica Universal, nos seus nove aspectos. Destas nove noites, três delas referem-se aos três aspectos primordiais: Maha-Saraswati, Maha-Lakshmi e Maha-Kalí. Ao conectarmo-nos com a Mãe Universal, somos abençoados com sabedoria, prosperidade e vitalidade plenas!
O grande livro sagrado que contém os mantras e os procedimentos cerimoniais para cada um dos nove dias chama-se Chandi Path, Durga Saptasati ou Devi Mahatmya, que compreende 13 capítulos do Markandeya Purana do 81 a 93, e é, durante a celebração recitado fervorosamente.
Quando se executa uma cerimónia (pujá), sob a forma de cerimónia de fogo (yagna) e ao recitar-se estes poderosos mantras, todos os desejos se realizam: felicidade, saúde, paz e prosperidade!
A palavra Navaratri significa literalmente nove noites (em sânscrito Nava significa Nove e RatriNoites). Durante estas nove noites e dez dias são adoradas nove formas de Shakti / Deví, a personificação da forma feminina do Divino (Wikipedia). significa
O Festival Navratri é bastante auspicioso e cheio de espiritualidade e devoção. É um dos festivais mais importantes para a Índia.

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts with Thumbnails