468x60

A magia das Tornozeleiras (Anklets, Payal)

sábado, 10 de julho de 2010
Elas são de ouro, prata, bronze, couro, nylon, plástico, com pedras preciosas ou não. Seja como for elas continuam sendo um acessório com um charme especial e sedutor! 
Elas continuam seduzindo e encantando, trazendo a atenção para os nossos pezinhos e pra quem gosta, uma ótima notícia:  elas estão em Alta! :) 
Sempre fui apaixonada por tornozeleiras. Acho elas encantadoras e muito femininas, mas nunca soube nada a respeito de sua origem. Eu imaginava que teriam surgido na Índia a princípio e assim é que foram se espalhando pelo Oriente.
Além do mundo árabe, as mulheres do Egito também utilizam esse ornamento que é mais utilizado com freqüência na Índia, geralmente por mulheres casadas, juntamente com o Anel de dedo do pé, ou em casamentos, para complementarem a ornamentação da noiva vestida de saree.
Aqui no Brasil, nós vemos as tornozeleiras usadas no verão, em praias, feitas por materiais rústicos, além daquelas preferidas por quem tem estilo alternativo, que são as indianas, normalmente de prata.  
Payal, chamado “pattelu” em Telugu é uma parte importantíssima nos ornamentos da noiva na India. Tradicionalmente, a noiva nova anuncia sua entrada na casa do seu marido com tilintar do payal. Na maior parte, os indianos preferem usar payal feito da prata, porque o ouro é considerado o metal dos deuses (O Ouro representa a Deusa LAKSHMI), por isso, o povo da India, considera desrespeitoso utilizar o Ouro nesta parte do corpo.
Medida ideal da Tornozeleira (Anklet):
Idealmente, um anklet precisa de ser pelo menos duas ou três polegadas maior do que o tamanho do tornozelo, de modo que os grânulos, sinos e a outra direita da queda dos enfeites sob o osso do tornozelo. Mas por outro lado, há umas exceções, dependendo do equipamento ou dos calçados devem combinar com e o nível do conforto do portador.
Presente para meninas recém-nascidas:
A Tornozeleira de Prata Fina é um dos presente mais populares e o mais tradicional para meninas recém-nascidas. Os sinos tilintando pequenos são adicionados geralmente aos payals do bebê de modo que quando a menina aprende andar chame a atenção de todos com “chamm chham” do seu "Payal". O acessório das tornozeleiras vem assim, completamente cedo e permanece para a vida toda.
Presente para a noiva:
Payals são considerados como presente tradicional e auspicioso para a noiva nova na India. Payals pesados e com muitos detalhes ou os payals com trabalho requintado chamado "meenakari" são um dos presentes favoritos absolutos para as recém-casadas.
HISTÓRIA DA TORNOZELEIRA:
O acessório era bastante utilizado em tempos antigos no Oriente Médio para que desse mais feminilidade ao andar das mulheres. Teriam por vezes uma corrente ligando tornozeleiras em ambos os pés, para dar um efeito de passos curtos, o que seria considerado mais delicado, e assim feminino.  


Foram encontrados tesouros com peças deste tipo nas proximidades do Rio Danúbio, com idade de até c. 1800 aC, atribuídos aos povos Tumulus.


Um conto épico da primeira literatura Tamil, é chamado  Cilappatikaram, que seria "A história da tornozeleira", que fala sobre uma mulher que teve o marido morto, depois que este tentou vender uma de suas tornozeleiras a um ourives desonesto. A tornozeleira tão falada é descrita com detalhes no poema. :)
As de metal pode ser flexíveis e inflexíveis.  As flexíveis são muitas vezes chamaddas de Paayal, Pajeb, ou Jhanjhar na Índia.
Ghunghru são os pequenos sininhos que dão aquele toque sonoro das tão famosas amiguinhas e que trazem mais graça quando usados na dança. 

8 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Oi Marília! achei essas tornozeleiras maravilhosas! tenho uma queda por tornozeleiras..hehehehe costumo usar na praia:)
    Tô adorando o blog!
    Bjusss

  1. Marilia disse...:

    Oi,Bi!! Sim.. eu tb amo!! Eu usava muito na praia tb, mas depois passei a usar as de prata pra sair e no dia-a-dia :). Ficam lindas com saias e vestidinhos + sandálias delicadas ou com o peito do pé nu.
    Mto obrigada pela visita!!! :) Que bom que tá gostando dos posts! Volte sempre! ^^
    Bjão,linda!

  1. ۞ Potira ۞ disse...:

    Que lindo post!!!

    Adoro ver os pézinhos das pequenas com estas tornozeleiras para bebês...

    Eu uso uma destas comuns de prata que faz barulinho quando caminho e fico igual criança, andando e olhando para baixo...

    =D

  1. Amaya disse...:

    RSRS



    Oiii,
    amei o site, lindoo!!!




    Por favor me tirem uma duvida?


    Ja ouvi falar que as tornozeleiras são usadas por prostitutas.

    Isso é verdade?

    Eu amuu tornozeleiras, mas minha mâe não me deicha usar por causa disso. :-(

  1. Marilia disse...:

    Oi, Nelle. Não. Quem te deu essa informação estava equivocado(a). As tornozeleiras até hoje são usadas por todos os tipos de mulheres, inclusive as noivas indianas, que guardam bastante as tradições do oriente. :)

  1. Marilia disse...:

    Potira, eu também adoro aquelas do barulhinho! ^^ Desculpa ter demorado tanto pra responder esse comment.

    Obg pela visita!!!

  1. deby dicas disse...:

    Amei seu blog!
    E lindo! Parabens!!

  1. deby dicas disse...:

    Amei seu blog!
    E lindo!!

Popular Posts

Related Posts with Thumbnails