468x60

Um pouco de Mumbai no Fantástico

quarta-feira, 26 de maio de 2010
Zeca Camargo mostrou no Fantástico no dia 23/05/10 uma parte da sua série de reportagens sobre megacidades. Desta vez, a escolhida foi a tão falada Mumbai (Bombay), na Índia.

Na reportagem ele entrevista a modelo brasileira Giselli Monteiro, que está trabalhando e ganhando bastante espaço em Bollywood, a indústria de cinema indiano.

Como sabemos, toda vez que a Índia aparece por aqui é sempre mostrando somente a parte ruim de lá. Como também fazem com o Brasil, que só é mostrado lá fora em forma de várias favelas e turismo sexual. O engraçado é que nunca mostram a periferia dos países ricos e quando mostram é de um jeito bem maquiado.
É bem verdade que Mumbai tem várias favelas espalhadas assim como é o caso do Rio de Janeiro, mas só na edição da reportagem, você percebe que a música de fundo é bem daquele tipo "cheia de mofo e saindo de um rádio quebrado".

É como mostrar o Rio só pelas favelas mais sujas e botar uma musiquinha bem chatinha e velha tocando no fundo. Não que eu ache isso ou aquilo, pois quem sabe realmente é quem já visitou e quem mora lá, vive lá, porém, nota-se que muitas coisas boas da Índia ainda continuam sendo omitidas. Sempre é mostrado o lado desestruturado, a pobreza, embora de forma "carinhosa". 
Pra vender a Índia como curiosidade sempre é apelado pra esta característica. Até entendemos um pouco, pois a reportagem se trata de mostrar as peculiaridades de uma cidade com tanta gente pra abrigar, mas não custa nada de vez em quando procurar as coisas boas também, não é?

Eu notei que não é tida nenhuma idéia do quanto a Giselli ficou conhecida por lá e nem do glamour que existe em Bollywood.

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts with Thumbnails