Fora o chai indiano, já provei algumas coisas dessa cozinha cheia de mistérios, cores e especiarias. Tentei fazer uns bolinhos, que agora não lembro o nome, mas até bem fáceis de fazer. Qualquer dia tentarei postar alguma receita aqui. Como não sou nada especialista no assunto - apenas curiosa - fui em busca de alguns textos que nos dão uma idéia das características marcantes dessa culinária. :) 
A culinária indiana está baseada nos mesmos      conceitos milenares de equilíbrio e harmonia que formam a base da filosofia      do Yoga. Seguindo essa filosofia, cada ato na vida, inclusive o ato de comer,      deve ser um processo consciente que leve à integração      do ser como um todo. Para isso os indianos desenvolveram uma culinária      sensorial em relação a sabores e cores, que tanto sustenta o      corpo físico como pode se transformar numa meditação      culinária.
 Essa meditação gastronômica inclui seis sabores relacionados  aos seguintes paladares: doce, salgado, amargo, picante, azedo e adstringente.  Estes, combinados com cores, aromas, sons e texturas despertam os sentidos  da visão, olfato, paladar, audição e tato. A palavra  rasa em sânscrito significa sentimentos, mas também quer dizer  sabores, logo, os sabores e sentidos equilibrados geram sentimentos equilibrados.  Para cada sabor existe uma mistura diferente de ervas, sementes e flores associados  aos seis paladares.
A culinária indiana também é considerada      medicina e a comida faz parte do processo de cura.
Fonte: www.yogaintegralbrasil.com
O incompáravel aroma da Índia, não consiste só  na fragrância do jasmim, das rosas frescas ou do sândalo. É  também, o aroma das especiarias, que são tão importantes  na culinária local, sobretudo na preparação do famoso  "curry". 
 O cozinheiro indiano possui mais de vinte e cinco tipos de especiarias em      pó para preparar seus prato, que servem também como propriedades      medicinais. Você poderá saborear vários pratos com verduras,      dos quais existem várias receitas para poder prepará-los. Os      pratos de carne são igualmente excelentes. O Rogan Josh ( cordeiro      ao curry ), o Gushtaba ( almôndegas com especiarias ao molho de iorgute      ) e o deliciosos Biryani ( Frango e cordeiro com arroz, com sabor de laranja,      temperado com açúcar e água de rosas ). 
A culinária indiana é rica, cremosa e possui      uma deliciosa mistura de especiarias. O sempre popular Tanduri ( frango, carne      ou peixe temperados com ervas aromáticas e assados em forno de barro      ) e os Kababs são especialidades do norte. No sul, você não      pode deixar de experimentar o "chutney" de coco, nem o "sambar"      com "idli"ou o "masala dosa" ( feitos com arroz fermentado      e lentilhas ). Há também pratos extraordinários como      o "vadasambar", o "bajji", o "raitas" ( iorgute      com pepinos e menta ). O coco é um ingrediente importante da cozinha      do sul da Índia. Na costa oeste, há uma grande variedade de      peixes e mariscos : o pato de Mumbai ( peixe conhecido como Bombloe, frito      ou com curry ) e o "pomfret" ( salmão indiano ) são      algumas entre as muitas especialidades. 
 Outras são o Dhan Sak ( cordeiro ou frango feito com lentilhas, ao  curry ), o Parsi e o Vindalu na salmoura. O peixe também é importante  na cozinha de Bengala, um exemplo é o Dahi Mach ( peixe ao curry com  iorgute, comsabor de curcuma e gengibre ) e o Mailai ( lagostins ao curry,  com coco ). No sul da Índia, a base da alimentação é  o arroz, e no norte, são as tortas, como os Puris, os Chapatis e o  Nan. Também é muito comum, o iorgute acompanhado de curry ou  de uma variedade de "Lassi", açucarado ou com "masala".  
 Os principais doces são pudins feitos com leites, torytas e crepes.  Em toda a Índia, pode-se saborear o Kulfi ( um sorvete típico  indiano ), Rasgullas ( bolas de creme de queijo com sabor de água de  rosas ), Gulan Jamuns ( farinha e leite com xarope doce ) e Jalebi ( lentilhas  fritas, banhadas em caramelo ). Além disso, há uma grande quantidade  de frutas tropicais e da zona temperada Também existem sobremesas ocidentais.  É costume indiano comer com as mãos ; mas, lembre-se que é  somente com a mão direita. 
Há também uma grande variedade de petiscos irresistíveis  em cada esquina, como os Samosas, frituras, Dosa e Vada. Os turistas mais  conservadores podem conseguir comida ocidental, em qualquer restaurante. O  chá é a bebida favorita dos indianos, e suas variedades são  famosas em todo o mundo. Geralmente, são preparados com açúcar  e leite. O café é muito popular no sul. Existem bebidas refrescantes  como o Nimbu Pani ( refresco de limão ), o Lassi ( creme de leite mesclado  ) e a água de coco, bebida diretamente na fruta. Em todas as partes,  você encontrará refrigerantes, agua mineral e bebidas alcoólicas  ocidentais. A cerveja e a genebra indianas podem ser comparadas às  melhores do mundo, e nào são caras Porém, você  deve ter uma autorização para consumir álcool, em Tamil  Nadu e em Gujarat. 
 A culinária indiana é imensa. Você      encontrará comidas picantes ou não, conforme o seu gosto, e      elas não são caras, mesmo nos hotéis de luxo. Não      é de se surpreender que a culinária indiana é a terceira      mais popular do mundo, e não será uma surpresa se ela vir a      ser primeira. 
Fonte: www.indiaconsulate.org.br
MAPA GASTRONÔMICO DA ÍNDIA
(Clique para ampliar a imagem) 
 

 
 
 
 
 

 




 
 
 Postagens
Postagens
 
 
 
 
 
 



0 comentários:
Postar um comentário