468x60

O Gayatri Mantra

sexta-feira, 25 de março de 2011
Gayatri Mantra: o mais poderoso mantra dos Vedas (textos sagrados do hinduísmo)

O Gayatri Mantra é basicamente conhecido como um mantra dedicado ao Sol. Um mantra para ser entoado assim que o sol aparece. Os hindus dizem que para que o mantra tenha seu efeito é necessário cumprir a dieta do vegetarianismo. Assim como os outros mantras, o Gayatri tem que seguir o tom certo, ter a pronúncia perfeita. É considerado pelo Gita o mantra universal, que pode ser entoado por qualquer pessoa para a sua proteção, independente de casta, credo ou sexo. O Deva ( divindade regente da natureza) invocado nesse mantra é o Savita, assim o mantra também é conhecido como Sāvitrī.


Explicação palavra-por-palavra (palavras não estão na ordem exata):-
  • om O som sagrado, ver Om.
  • bhū 'terra'
  • bhuvas 'atmosfera'
  • svar 'luz, céu, espaço'
  • dhīmahi 'Que nós possamos atingir' (1a pessoa plural médio optativo de dhā- 'Pôr, trazer, fixar' etc.)
  • tat vareṇyam bhargas 'aquela excelente glória' (acusativos de tad (pronome), varenya- 'desejável, excelente' e bhargas- 'radiância, lustre, esplendor, glória')
  • savitur devasya 'de Savitr o Deus' (genitivos de savitr-, 'estimulante; nome de uma deidade solar' e deva- 'deus' ou 'demi-deus')
  • yaḥ pracodayāt 'que possa estimular' (nominativo singular do pronome relativo yad-; causativo 3a pessoa de pra-cud- 'colocar em movimento, apressar, persuadir, impelir, impulsionar')
  • dhiyaḥ naḥ 'nossas orações' (plural acusativo de dhi- 'pensamento, meditação, devoção, oração' e naḥ enclítico pronome pessoal)
Outras traduções, circunluções e interpretações:
  • Kavikratu Tattva Budh 
"O Sol Supremo e Todo-Poderoso nos impulsiona com o seu divino brilho para que então nós possamos atingir uma nobre compreensão da realidade."
  • Gayatri Pariwar
"Ó Deus, Tu és o doador da vida, o removedor da dor e da tristeza, que garante a felicidade; Ó Criador do Universo, possamos nós receber a Tua suprema luz, destruidora dos pecados; possa Tu guiar o nosso intelecto no caminho certo."
  • William Q. Judge 
"Desvele, Ó Tu que deste mantimento ao Universo, de quem tudo procede, a quem tudo deve retornar, aquela face do Verdadeiro Sol agora oculto por um vaso de luz dourada, que nós possamos ver a verdade e fazer o nosso dever inteiro na nossa jornada ao teu assento sagrado."
"Ó matéria-energia-mente (universo triplo); Nesta digna fonte de luz espiritual divina, medita: assim, ilumina o nosso intelecto."
  • Times Music
"Ó, Criador do universo! Meditamos sobre Teu supremo esplendor. Possa Teu radiante poder iluminar o nosso intelecto, destruir os nossos pecados, e nos guiar no caminho certo."

Deusa

Originalmente a personificação do mantra, a deusa Gayatri é considerada veda mata, a mãe de todos os Vedas e a cônjugue do deus Brahma, e também a personificação do onipenetrante Parabrahman, a realidade imutável que está por trás de todos os fenômenos.

Gayatri é geralmente retratada sentada num lótus vermelho, significando riqueza. Ela aparece em qualquer uma dessas formas: 

-Como tendo cinco cabeças, com dez olhos olhando nas oito direções e o céu e a terra, e dez braços segurando todas as armas de Vishnu, simbolizando todas as suas reencarnações.

-Acompanhada por um cisne, segurando um livro em uma mão, e uma cura na outra, como a deusa da Educação.  

0 comentários:

Popular Posts

Related Posts with Thumbnails